23 de julho de 2008

Lendas Urbanas

Atenção! O que você está prestes a ler nas linhas seguintes tem caráter exclusivamente lendário, sendo cultivado apenas por mentes com alta capacidade de imaginação e sem nenhuma prova real. Conheça as Lendas Urbanas, os contos aterrorizantes que povoam as ruas na calada da noite.



As Lendas das Cidades
Também conhecidas como mitos urbanos ou lendas contemporâneas, as lendas urbanas assombram jovens e adultos e servem de advertência para crianças, quando a obediência lhe falta. Originalmente, esses contos era passado no boca a boca, mas com a ajuda da internet, essas lendas das cidades passaram a ser espalhadas com uma incrível velocidade.
O grande triunfo dessas pseudo-histórias é a elas nascem em locais conhecidos, o que aumenta as chances de ser aceita pelos curiosos e grupos sociais. Muitas delas são específicas de cada país, mas há algumas que se espalham por todo o mundo.
Como regra dos contos dos povos, a exemplo do  folclore, as lendas urbanas, especifica de uma localidade, são transferidas para outras regiões, ganhando outros/novos elementos para atender a uma outra crença local.
É certo admitir que alguma lendas urbanas baseiam-se, em parte, em situações ou casos reais, mesmo que de uma forma totalmente distorcida do fato verídico, como exemplo do boa-noite cinderela. Neste caso podemos perceber que na verdade a lenda ficou na repetição do fato real, o qual - sempre que possível - recebe alguns atributos oportunos.
Um outro fato que podemos notar em algumas lendas urbanas é que elas representam uma maneira de se regrar crianças para que tenham medo de agir daquele forma ou se aproximar de determinados lugares, sendo assim uma história criada e mantida por pais preocupados.



Lendas Urbanas:
Algumas lendas tornaram-se muito conhecidas no mundo, muitas delas com passagem até pelo cinema. Conheças algumas das ilustres estrelas-darks do mundo oculto urbano:

Amo Muito...Mc Donalds:  Muitos já devem ter ouvido falar algo sobre os produtos do Mc Donalds. Alguns dizem que ouviram falar que nos "laboratórios" do Mc Donalds existe um criatório de vacas e/ou galinhas, geneticamente modificadas, sem olhos e patas, que ficam entubadas para apenas ingerirem alimentos e engordarem para serem abatidas. Alguns mais ativistas afirmam que a carne dos hambúrgueres da empresa Mc Donalds é feita de minhoca, mais especificamente no Brasil a espécie é a minhocuçu. (Que bizarro! Vai uma minhoquinha com pão, aí?!)

Os mitos da Coca-Cola:  A fama da empresa Coca-Cola também está recheada de fluídos negativos. Praticamente todo o mundo já olhou torto para uma garrafa de cola-cola ao lembrar dos que dizem que aquele líquido negro é capaz de corroer tubos e encanações, sendo ainda capaz de desmanchar um prego em quatro dias. Muitos ainda afirmam que um de seus ingredientes é a cocaína. (A cola então deve ser do sapateiro.)

Boa-Noite-Cinderela:  Os que contam sempre dizem que aconteceu com alguém que não sabe ao certo o nome mas que viu passar na tv, em algum canal que parecia ser de tv à cabo. Um jovem que é convidado por uma desconhecida para uma baita festa, onde o mesmo é drogado e apaga. Acorda no dia seguinte enfiado em uma banheira cheia de gelo sem algum dos órgãos (rim). (Porquê que não levam tudo logo??)

Olha o Elvis Presley!:  A frase que reza esta lenda é mundialmente conhecida: "Elvis não morreu!" Alguns chegam até a dizer que o viram em uma ilha. Outros comentam que ele foi abduzido e ganhou imortalidade, vivendo no mundo oculto. (Será que existe bens materiais no mundo oculto??)

Cadê o Paul McCartney?:  Afirmam de pé junto que Paul McCartney morreu em 1966 e, desde então, é substituído por um dublê. (Deve ser chatão ter de viver da imagem de outra pessoa por 42 anos, né?!)

Bonecos Assassinos 5:  Os bonecos de crianças no cinema já eram ícone de terror quando começou a surgir lendas nas cidades que afirmavam as suspeitas dos pequenos. Os mais famosos no Brasil são as bonecas da Xuxa e o boneco Fofão. Os crimes relatados as escuras das madrugadas contavam que as bonecas sócias da apresentadora arranhavam e enforcavam as crianças. Já o boneco ícone da Turma do Balão Mágico trazia dentro de si um punhal, uma vela preta e até mesmo um revolver. (Os ritualistas podiam colocar dinheiro também no ebó.)

A Gangue dos Palhaços:  A lenda sobre os palhaços não fez diminuir a alegria daqueles que conseguem gostar destes seres interessantemente estranhos. Uma das lendas diz que vez ou outra aparece na frente de escolas uma kombi com alguns palhaços e uma bailarina, os quais atraem as crianças inocentes para, depois de as raptarem, extrair todos os seus órgãos para venda.(Tenha medo!)

Músicas Demo:  Vez em quando aparecia alguém falando que quando fulano disse que encontrou mensagens satânicas quando ouviu um disco daquele cantor ao contrário. Falavam mais dos discos da Xuxa, do Roberto Carlos e do grupo Menudo. Mas esse mito enfraqueceu-se pois é hoje em dia se requer de certos meios (programas) para se ouvir qualquer música ao contrário. (Ou seja, quem procura acha.)

A Casa Monstro:  Não precisa relatar um dos causos existentes, pois não deve ninguém que nunca tenha ouvido falar que aquela casa da rua de trás era mal-assombrada. Os casos relatados diferem de local e mas todos retomam a investidas noturnas pelas cômodos da casa e relatos de sons e vultos de almas penadas. (Esperto era o garoto que sempre cobrava para que o vissem entrar na temida casa e ficar 1min.)

Homem do Saco:  Já conhecemos este na postagem  FolkLore: A história não escrita de um povo. Trata-se de um homem idoso que rapta crianças fujonas e desobedientes e as coloca em um sacolão que carrega nas costas. O destinos dos sequestrados era a venda. Podemos ver nitidamente porque as crianças sempre tiveram medo dos idosos e/ou peão quando de interior quando volta do trampo. (Que bizarro!)

Loira do Banheiro:  Trata-se da aparição do espírito de uma jovem garota que morreu num banheiro da escola, quando estava a fazer seu hobby preferido: matar aula. Segundo a lenda, o espírito frequenta banheiro de escolas e ajuda a estancar o sangue do nariz de alunos que possuem bolotas de algodão no nariz. Conta-se ainda que ela pode ser invocada ao se pronunciar seu nome por três vezes em frente ao espelho, tudo isso para ela revele a data da morte do invocador. Na verdade, essa lenda é uma modificação da lenda da bruxa do espelho.(Eu hein?!)

A Bruxa do Espelho  Essa lenda é de origem norte-americana. Trata-se da aparição do espírito de uma jovem garota ao se pronunciar o nome "bloody mary" por 13 vezes em frente ao espelho. O espírito, que busca por vingança pelo que lhe aconteceu, mata todos que estiverem no interior do banheiro. (Mexa com quem tá quieto.)

Alligator 3:  Muitos afirmam que os esgotos das cidades são habitados por crocodilos gigantes. (O filme repercutiu mesmo. Essa crença é mais forte nas cidades dos EUA.)

A Bela do Taxi:  A lenda conta que o fantasma de uma garota aparece sempre na data do seu aniversário e pega um taxi, fazendo um longo percurso pela cidade e de pois desaparece. Uma outra versão conta que o espírito de uma jovem aparece todo ano na data e local onde a mesma morreu, ficando a advertir motoristas do acidente que ocorreu com ela. (Será que é a namorada do Gasparzinho?)

Não coma isso!!:  Vamos lá. Coisas que você não pode fazer se não quiser ter um piripaque e bater a caçuleta, conforme as lendas urbanas: comer manga com leite; beber café depois tomar refrigerante; comer manga depois de feijoada; tomar banho depois de almoçar; comer feijão depois de ingerir jaca; comer jaca com manga; comer banana devez (fase entre verde e pouco madura); comer banana depois ir dormir. (E a salada de fruta como sobremesa depois da feijoada, pode??)

Miscelânea:  Eis algumas lendas não muito difundidas, mas muito interessantes: A caneta bic é um item alienígena; Matar formigas causa diarréia; Se um pombo comer milho de pipoca ele morre pois o calor interno em seu estomago provoca a explosão do milho; Quebrar espelho dá 7 anos de azar; Se puserem pimenta no anus de um passarinho ele voa e explode; Arrancar cabelo branco faz nascer vários outros no local; Existe um monstro eterno no lago Ness; Abrir uma porta/janela e receber o "primeiro" vento, considerado vento mal, faz a pessoa ficar deformada; Matar sapos faz chover; O porco-espinho pode atirar seus espinhos a longas distâncias. (Bem que eu desconfiava...)



Entre os sites existentes na web que falam sobre as lendas urbanas, há um que vale o clique. Ele chama-se  Mr. Malas. Os caras fizeram... ou melhor, o site é feito por você leitor, através de uploads de novos causos. Já somam mais de 600 lendas urbanas na lista do site.


13 comentários:

Argentum Vulgaris disse...

ip3, Coca-Cola did have coca extract, never cocaine! The extract was banned about 1960, but returned as a reduced by-product fibre in the 80's.

Era com a fola da planta coca, nunca cocaine! O extrato fui banido nas anos 60, mas returnou nas 80's como um fibre desnaturado por causa de reclamações que a sabore, não era mesmo.

Gostei sua pagina. Vou ler mais.

AV
http://netherregionoftheearthii.blogspot.com/
http://tomusarcanum.blogspot.com/

Andorildo disse...

Gostei muito do site, vamos trocar links?

Abraço!

lp3.hora disse...

Ok, Andorildo.
Manda aí!

Luciano Wieczorek disse...

Parabéns !!!!!!
òtimo trabalho !!!!!!!!!!!!

Cida disse...

Gente, quanta bobagem vocês escrevem em. Fala sério, alguém já parou para experimentar antes de fazer comentários? Pois é, acho que não né, para falar tanta besteira junto. Aproveitem mais a vida e coma o que sentir vontade, afinal, se matasse mesmo do jeito que falam, putz, eu estaria morta milhões de vezes, mas como sei que a gente não morre pelo o que come e sim pelo que fala.

lp3.hora disse...

Cida, talvez não tenha percebido mas esta postagem descreve algumas "lendas urbanas". Lendas não tem fatos e sim boatos.

E, falando em morte, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as mortes no mundo relacionadas a doenças digestivas representam 3,5% do total e 1,95% para diabetes; enquanto que ferimentos intencionais equivalem a 2,75%.
Então discordo do seu comentário quanto a gente não morrer pelo que come, pois, pelo contrário, morremos mais pelo que comemos do que pelo que falamos.

Sds!

full disse...

Este é o clip que eu dirigi sobre a Lenda da Loira Fantasma aqui de Curitiba: http://www.youtube.com/watch?v=kF9zNnEoQj0
Voces não tem interesso em colocar nesse site??
Abraço
Fuvio Pacheco

lp3.hora disse...

Legal, Fulvio Pacheco.
Gostei do clip. Já fica aí o link para visitação.
Sds!

tornado554 disse...

Gostei muito, eu tava pesquisando pra ver se colocava umas no meu blog mas ja tenho quase todas entrem ae no meu blog tbm sobre lendas urbans http://historiasqueoucofalar.blogspot.com/

kaline disse...

Nossa isso é mito maneiro vou fazer que um amigo tente fazer um desses truques que esta escrito para ver se aparece algum espírito mesmo mais acredito eu gosto muitos de lendas urbanas.

kaline disse...

maneiro aiiiiiiiiii

Giulia disse...

Parabens, aos criadores do blog , vocês arrumaram um jeito de dar medo, es pessoas e ao mesmo tempo arrancarem sorrisos do rosto de cada um ... Mais gente tá na cara que essas coisas praticamente algumas existem e outras não , trabalho com coisas paranormais ... mais isso ai ...Sei não em ! rsrrs''.. muito bom ....divertido ... parabens

Anônimo disse...

bizarroooooo nao gostei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!